Briva Gráfica e Comunicação Visual

Empresa Vip

Briva Gráfica e Comunicação Visual

23483 | 3

Fábrica Criativa


Facebook Instagram


O que é papel couché?

412 visualizações Editar a postagem | Excluir postagem

O que é papel couché?

O papel couché é matéria-prima mais utilizada pelos prestadores de serviços gráficos, sendo utilizado para impressão de cartões de visitas, cartazes, panfletos, revistas, livros e folhetos, dentro muitos outros.

Mas, por estarmos tão acostumados com a sua presença, podemos deixar de realmente conhecer um pouco mais sobre este material tão importante para nosso cotidiano.

Em primeiro lugar, é importante conhecer o termo. A palavra “couché”, em francês, se origina do verbo “coucher”, que tem a acepção de sobreposição ou aplicação de camadas.

E o papel couché é concebido exatamente assim, por meio de junções de camadas de diferentes materiais. O primeiro deles é o papel off-set que, em seguida, recebe um revestimento de carbonato de cálcio, caulim, látex, dentro outros.

O objetivo desse trabalho é tornar a superfície do papel mais uniforme e assim se obter uma melhor qualidade de impressão.

As principais características do papel couché são a capacidade de produzi-lo tanto em baixas quanto em altas gramaturas, alto brilho, alta brancura, alta opacidade e boas possibilidades para trabalhos com MDF.

Outras aplicações possíveis são catálogos, fôlderes, rótulos de embalagens, autoadesivos, capas de impressos diversos e impressões fotográficas.

Um detalhe sobre a gramatura: é a unidade de medida de designada pela relação “gramas por metro quadrado”, cuja representação é “g/m²”. Sendo assim, quanto menor o número, mais fino será o papel.

0 Comentários | Publicado em: 17 de Outubro de 2017 às 16:01

Ainda não possui cadastro? Cadastre-se
Você já fez o cadastro? Logue-se

Nenhum comentário