Briva Gráfica e Comunicação Visual

Empresa Vip

Briva Gráfica e Comunicação Visual

29048 | 3

Fábrica Criativa


Facebook Instagram


Os 9 principais erros de publicidade cometidos em redes sociais

460 visualizações Editar a postagem | Excluir postagem

Os 9 principais erros de publicidade cometidos em redes sociais

A cada dia, bilhões de pessoas no mundo todo utilizam as redes sociais, o que as torna um lugar perfeito na hora de posicionar uma marca ou negócio, dispondo também de ferramentas para fazer uma publicidade altamente segmentada e personalizada.

Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Snapchat, são todas muito populares e ideais para chegar a um público específico, mas muito cometem erros que podem custar-lhes clientes. Por isso, é muito importante criar uma estratégia de marketing, e lembrando que publicidade e propaganda não são a mesma coisa.

1. Não definir um plano de redes sociais

Um negócio ou marca necessita estar presente nas redes sociais mais importantes, garantindo que se guarde coerência tanto em conteúdo quanto no visual, por isso ter um plano estratégico para o uso deste recurso publicitário é um fator chave.

O público desses canais oferece pouco tempo de atenção, por isso incomodá-los com textos longo e pouco relevantes é uma forma de perdê-lo. Seja claro e conciso para atraí-los aproveitando as ferramentas de publicações e anúncios.

Suas redes sociais não devem ser espaços separados de outras presenças tanto dentro quanto fora da internet, complementando-se para criar um grande ecossistema que as conecte entre si da forma mais natural possível.

2. Não determinar qual é seu público-alvo

Cada pessoa é seu próprio mundo e cada negócio ou marca deve saber a quem deve atrair mediante o uso da publicidade.

Uma vez que sabe que público é este, tire proveito dos mecanismos oferecidos aos anunciantes para apresentar publicidades personalizadas para cada usuário que se encaixe no perfil que você busca e deseja atrair.

3. Acreditar que ter muitos “likes” é igual a ter muitos clientes
Algumas empresas, ansiosas para mostrar que têm muitos seguidores, acabam realizando ações como comprar fãs ou publicar conteúdos sem nenhuma relação com seu mercado, apenas para ganhar curtidas e atrair atenção. O resultado de tudo isto é que suas redes podem até crescer, mas se enchem de pessoas que não têm interesse nos produtos e serviços que a empresa oferece.

Deixe de se preocupar com os números e comece a pensar nas pessoas, e não apenas na quantidade que te segue, mas principalmente em saber sobre elas, no que fazem, do que precisam, o que querem, como te conheceram, por que te seguem, etc.

4. Publicações de baixa qualidade e uso de “iscas”

Ao publicar você quer atrair cliques e, para isso, suas chamadas precisam ser interessantes e de qualidade. Para isso, evite o uso de métodos enganosos para praticamente obrigar que o usuário clique no seu link. Esta é uma péssima estratégia e que pode ainda te custar sanções por parte dos algoritmos das redes sócias;

Invista em imagens de boa qualidade e vídeos profissionais, o que ajudará seus clientes a sentirem mais confiança na hora de adquirir aquilo que oferece. Foi o que fez, por exemplo, a Airbnb.

Assim mesmo, tal como na vida real, confiança é algo que nos custa ganhar e que é muito fácil de ser perdida. O uso de “iscas” ou “anzóis” (clickbait) vão enfurecer seus clientes, que dificilmente te darão outra oportunidade. Seja honesto com seus clientes, não os engane para conseguir uma curtida. Preocupe-se em construir relações duradouras.

5. Publicar somente informação comercial

Existem diversos tipos de objetivos que você pode perseguir através de suas estratégias de marketing em redes sociais: educar, posicionar a marca, melhoras o engajamento, fidelizar, vender, etc.

Não se limite a apenas gerar informação comercial. Aproveite a versatilidade das redes para construir conteúdos interessantes e de valor que te permitam ganhar a confiança de seus clientes. Lembre-se de que o conteúdo é a base de toda sua estratégia digital.

E são diversos os conteúdos que pode oferecer: vídeos, artigos, infográficos, e-books, podcasts, webinars, imagens, etc. Uma combinação adequada dos diferentes formatos permitirá que você alcance seus objetivos.

6. Excesso ou falta de publicações

Quando e o que publicar? Toda marca que utiliza as mídias sociais digitais necessita ter uma presença constante mas que não aborreça seu público, encontrando um equilíbrio para não haver excesso e nem falta.

Diversas experiências mostram quantas publicações por semana são indicadas conforme a rede, que tipo de conteúdo são mais atrativos e inclusive que dia e hora são mais convenientes as publicações. Contudo, o importante é que você mesmo teste todos estes fatores para estabelecer o que melhor funciona para seu negócio.

7. Não interagir com os clientes

Uma das características mais valiosas das redes sociais é que são um meio multidirecional, o que permite criar novas formas de interação entre as empresas e seus clientes.

Se um cliente investe tempo em te deixar um comentário ou fazer uma pergunta na sua página ou perfil, você deve estar com disposição para responder e oferecer brevemente a atenção necessária para que ele não se sinta ignorado.

A internet está cheia de perfis que só se dedicam a publicar informações, mas que ignoram por completo seus clientes e seguidores, perdendo uma maravilhosa oportunidade de construir uma comunidade.

8. Não investir

Da mesma forma que é possível usar diversas ferramentas gratuitas das redes, também é necessário saber que você só obterá os resultados esperados se estiver disposto a investir.

A boa notícia é que a publicidade nas redes sociais é muito mais barata que a mídia comum.

Mas não basta investir em anúncios para promover seus produtos e serviços; você também deve investir em boas imagens, sejam fotos ou artes digitais, e criar conteúdos de valor para seu público.

9. Se despreocupar e não acompanhar os resultados

Uma vez que estabeleceu seu público-alvo, fez um plano de redes sociais e começou a publicar, você terá feito apenas 1% do trabalho. Apesar disso, muitos de descuidam pensando que somente publicar nas redes é o suficiente.

Preste atenção nas reações de seus potenciais clientes, registre o que realmente chama a atenção deles, estude seus concorrentes e tenha uma pessoa dedicada na gestão de suas mídias sociais.

Despreocupar-se com este trabalho é um erro que se paga caro, pois sempre é necessário inovar e melhorar. E seus clientes são a melhor fonte de informação para saber o que está sendo bem feito e o que não está.

O marketing nas redes é indispensável nos dias de hoje, mas também você não deve mergulhar nisso sem saber o que está fazendo.

Autor: Danilo
Fonte: http://www.negociosyemprendimiento.org/2018/01/errores-publicidad-redes-sociales.html

0 Comentários | Publicado em: 2 de Fevereiro de 2018 às 14:23

Ainda não possui cadastro? Cadastre-se
Você já fez o cadastro? Logue-se

Nenhum comentário