Negócio Perto

Negócio Perto

16280 | 3

Divulgue Grátis o Seu Negócio!


Facebook


12 Características do consumidor moderno que você deve conhecer para vender mais

429 visualizações Editar a postagem | Excluir postagem

12 Características do consumidor moderno que você deve conhecer para vender mais

O consumidor atual é muito diferente daquele que existia há apenas alguns anos. As formas de interação e comunicação se alteraram. Os mercados são altamente dinâmicos e competitivos.. É hora de você e sua empresa começarem a enfrentar só desafios que são apresentados pelo consumidor moderno.

Quais são, então, as características deste consumidor moderno?

1. É um consumidor hiper-informado: Quando um cliente em potencial chega na sua empresa, provavelmente ele já passou horas investigando o produto ou serviço que está interessado. Ele já possui a informação e os argumentos racionais que precisa para tomar a decisão de compra, mas também precisa de um “empurrãozinho” que desperte suas emoções e desejos de compra. Ele não quer que você o faça perder tempo falando de coisas que já sabe, ele quer que você o motive a comprar e o faça sentir que tomou a decisão correta. Os clientes não vão em busca de vendedores tradicionais que apresentam verdadeiros discursos sobre as características de seus produtos; eles precisam de um assessor que os escute, os entenda e os ajude a tomar a decisão de compra;

2. É um consumidor hiperconectado: O cliente chega ao ponto de venda com seu dispositivo móvel em mãos e encarregará de certificar em tempo real qualquer dado ou informação. Enquanto você o assessora, ele está pesquisando na internet, conversando com amigos e comparando os benefícios que você oferece com os benefícios que a concorrência oferece.

3. É infiel: O mercado atual é altamente competitivo. Ficou para trás a época em que os consumidores se “casavam” com uma marca e se mantinham junto a ela até o fim de seus dias. O consumidor moderno é infiel porque sabe que tem poder e sabe que, se você não estiver disposto a conquistá-lo e valorizá-lo, seu concorrente estará. Agora, mais do que nunca, é fundamental que sua empresa conte com estratégias efetivas de fidelização de clientes. A única estratégia sustentável nos mercados atuais é focar-se em ser diferente e único. Se seus clientes entenderem que sua proposta de valor é realmente diferente e atrativa, não hesitarão em ir até você novamente. Escute seus usuários, entenda-os e aprimore sua proposta de valor de acordo com as necessidades e desejos deles.

4. Ama as experiências: Os clientes não buscam apenas um produto de qualidade, eles querem viver experiências completas de compra antes, durante e depois de adquirir um produto ou serviço. Não se trata dos produtos que vende, mas sim das emoções que gera e das experiências que cria.

5. Gosta de conversar: Os consumidores estão a todo tempo falando sobre suas experiências, sejam elas positivas ou negativas. Se o cliente viveu uma experiência positiva de compra em seu negócio, certamente irá compartilhá-la com seus amigos, familiares e contatos; mas se a experiência foi negativa, ele vai difundi-la por todos os meios que for possível. Um cliente satisfeito atrai outros 2 clientes, mas um cliente insatisfeito te tira 8.

6. Confie nas opiniões de outros consumidores, ainda que sejam desconhecidos: A decisão de compra de um cliente potencial pode ser fortemente influenciada por um comentário positivo ou negativo na internet, sem importar que esta opinião seja de um desconhecido. Existem portais e plataformas que permitem aos usuários deixar comentários sobre suas experiências de compra; milhões de pessoas consultam esses dados antes de adquirir produtos, serviços, viagens, reservas de hotel, etc. Um comentário negativo é capaz de fazer com que uma pessoa deixe de fazer uma compra, da mesma maneira que um comentário positivo é capaz de impulsionar um cliente a fazer uma compra imediatamente.

7. Ama as marcas honestas e éticas: Os consumidores modernos sabem apreciar a honestidade e estão dispostos a confiar naquelas que ofereçam informações úteis e de valor na hora de tomar decisões de compra. Um erro imperdoável é que tente enganar um cliente em potencial, pois ele já está suficientemente informado e se ofenderá bastante se você pensa que ele é ingênuo. Uma estratégia muito boa para ganhar a confiança do cliente é fazer marketing de conteúdo e educar o cliente no que diz respeito ao seu produto e em como ele poderá obter o máximo de benefício.

Também é importante entender que o mercado atual está disposto a deixar de consumir marcas que coloquem o meio-ambiente em risco ou que sejam pouco éticas. Por outro lado, as práticas de responsabilidade social e as políticas de sustentabilidade ambiental fazem com que os usuários se conectem emocionalmente com as marcas; então, antes de investir milhões em boa publicidade, invista em ser uma empresa que mereça ser conhecida. A essência de todo negócio é servir. Quanto mais pessoas ajudar com seu negócio, mais sucesso ele alcançará.

8. Gosta de comprar, mas não gosta que lhe vendam: O consumidor quer sentir que tem o controle no momento da compra e odeia que o vendedor pretenda obrigá-lo a comprar. Seu trabalho como vendedor é despertar emoções, desejos e sentimentos que levem o cliente a tomar a decisão. Um cliente que se sinta obrigado, bloqueará totalmente qualquer intenção de compra e buscará sair o mais rápido possível das garras do vendedor. Vender não é mendigar; vender não é obrigar, vender não é enganar.. Vender é despertar emoções, desejos e sentimentos.

9. Adora comparar: Quando uma pessoa chega a você, certamente que há tenha consultado outras opções e queira ver o que oferece, para comparar e ao final tomar a decisão que mais lhe satisfaça. É muito importante que conheça sua indústria e sua concorrência, assim terá claro quais os pontos chave das propostas de valor de outras empresas e poderá focar sua estratégia de vendas naqueles elementos que influenciem a decisão de compra a seu favor.

Se seu produto conta com diferentes versões, certifique-se de oferecer as 3 opções que mais se adaptem às necessidades do cliente e explique de maneira sincera qual o melhor benefício de cada opção, assim o consumidor terá opções para comparar dentro do seu negócio e não irá buscar as informações na concorrência. Além disso, lembre-se que o cliente quer ter o controle, então, ao dar opções, ele sentirá que tem o poder, o que aumentará as possibilidades de compra.

10. Não gosta que se aborreça facilmente: O cliente não quer perder tempo e jamais o perdoará se o fizer perder. Um vendedor deve ser mais hábil para escutar do que para falar. Procure entender realmente o que seu cliente quer e traga soluções de maneira eficiente. Com muita frequência as empresas, para não deixar o cliente ir, terminam oferecendo coisas que não fazem parte de sua proposta de valor e, ao final, tem clientes insatisfeitos e irritados porque você não cumpriu o que prometeu.

11. Gosta de escutar histórias: Em um mundo em que somos expostos a milhões de anúncios por dia, o ato de contar histórias se tornou uma das ferramentas de marketing mais poderosas. De nada serve investir milhões em publicidade se o cliente não quiser prestar atenção na mensagem. “O marketing não é sobre as coisas que vende, mas sim das histórias que conta” - Seth Godin.

12. Quer ser parte das histórias da sua marca: O cliente quer poder. O cliente quer ser protagonista. O cliente quer ser parte da história. A cocriação tem permitido que as empresa gerem inovações de forma conjunta com os clientes. As redes sociais estão cheias de pessoas que querem ser escutadas. Os consumidores querem sentir que são especiais para sua marca.

Quando a Coca-Cola decidiu colocar nomes de pessoas em suas garrafas, conseguiu um efeito viral de grande impacto. Milhões de pessoas iam aos mercados procurar garrafas com seus nomes; pessoas presenteando outras com garrafas de Coca-Cola apenas porque haviam encontrado uma com seus nomes; redes sociais cheias de imagens de Coca-Cola com nomes escritos, etc… Tudo porque a Coca-Cola entendeu que os clientes queriam ser os protagonistas da história.

Texto original de Javier Diaz em http://www.negociosyemprendimiento.org/2015/09/caracteristicas-consumidor-moderno-vender-mas.html

0 Comentários | Publicado em: 11 de Outubro de 2017 às 15:52


Ainda não possui cadastro? Cadastre-se
Você já fez o cadastro? Logue-se

Nenhum comentário